Covid-19: Navegantes abre vacinação para grupo com comorbidades na terça-feira (11)

07/05/2021 - 19:23h

Navegantes inicia uma nova fase da vacinação contra a Covid-19. A partir de terça-feira (11), começaram a ser vacinadas as pessoas com comorbidades. 

Para esta etapa da imunização, a aplicação das doses será decentralizada, passando a ser feita em nove unidades básicas de saúde (UBSs) do município: Porto das Balsas, Meia Praia, Central, Machados, Escalvados, São Domingos 2, Gravatá, Verde Mar e São Pedro. 

Os cidadãos habilitados a receberem a vacina neste momento devem procurar, a partir de segunda-feira (10), as UBSs para realizarem o agendamento, tanto de forma presencial quanto por telefone. 

O agendamento telefônico vale somente para quem já possui cadastro nas UBSs. 

Serão 40 vagas por dia em cada UBS. A vacinação ocorrerá sempre às tardes, respeitando o horário de funcionamento de cada unidade de saúde.

Foram reservadas 2.139 doses da vacina AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Oxford e a Fiocruz, para imunizar esse grupo. O quantitativo faz parte do lote recebido pelo município, na terça-feira (4). 

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca é de 90 dias. 

Comorbidades 

Os grupos a serem vacinados foram estipulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Seguindo as orientações do Governo do Estado, Navegantes vacinará os grupos prioritários, nesta primeira fase, na seguinte ordem:

- Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
- Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (maiores de 18 anos);
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
- Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente (59 anos).

As pessoas somente com comorbidades serão vacinadas de modo escalonado no município. Na primeira semana, serão vacinados aqueles com 59 anos. Na semana seguinte, recebem a vacina as pessoas com 58 anos, e assim sucessivamente. 

Já as pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), serão vacinadas nos municípios onde realizam o tratamento.

A lista de comorbidades é a seguinte:

- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndrome coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardites e Pericardiopatias;
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática.

Documentação

No ato da vacinação, deve ser apresentado documento oficial com foto, comprovante de residência e de comorbidade.

Para comprovação das comorbidades, o paciente deve apresentar documentos como exames, receitas, relatórios, prescrições médicas e cadastros nas UBSs. Todos devem estar atualizados, tendo sido emitidos dentro dos últimos 12 meses. 

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima de 18 anos precisam apresentar comprovante de recebimento do benefício. 

Para gestantes acima dos 18 anos com comorbidades, são necessários carteira de acompanhamento da gestação/pré-natal ou atestado médico, além da comprovação da comorbidade. 

No caso das puérperas acima dos 18 anos com comorbidades, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, somada à comprovação de comorbidade. 

Mais detalhes sobre esta nova etapa da vacinação podem ser encontrados na nota técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado: http://dive.sc.gov.br/notas-tecnicas/docs/NOTA%20016.pdf

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde