Conselho Tutelar adere à Campanha Nacional do Maio Laranja

18/05/2021 - 11:12h

O Conselho Tutelar aderiu de forma efetiva à Campanha do Maio Laranja contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, violentada física e sexualmente antes de ser morta. O seu corpo foi abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo. Um crime que permanece impune.

Em 2020, o Conselho Tutelar registrou 42 casos de violência sexual em Navegantes. Em 2021, até abril, foram 12 ocorrências.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar, Naiara Pivatto Fagundes Cardoso, o abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

“O Conselho Tutelar de Navegantes alerta os pais e responsáveis para que fiquem atentos aos possíveis sinais de abuso e evitem expor as nossas crianças e adolescentes ao risco. Em  qualquer suspeita de abuso sexual: DENUNCIE!” enfatiza.

Como denunciar

CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, atuando também em ações de prevenção à violência sexual. 
 
DISQUE 100
Denúncias anônima podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas – inclusive nos fins de semana e feriados.

As denúncias também podem ser realizadas de forma anônima através dos seguintes números: (47) 3185-2010 e (47) 99657-9979 ou presencialmente na sede do Conselho Tutelar. 
 
O Conselho Tutelar de Navegantes atende o público, presencialmente, na sede no horário: 13h às 17h30, porém, em caso de urgência e emergência, o Conselho Tutelar atende 24 horas, através do número de telefone: (47) 99657-9979.

Autor: Vânia Voltolini

Download das fotos em alta resolução

Aguarde