Navegantes conta com nova Central de Monitoramento da Covid-19

26/05/2021 - 18:10h

Desde o início da pandemia do coronavírus, um trabalho importante realizado pelo município é o acompanhamento de pacientes positivados e em tratamento domiciliar. Sabendo da relevância desse serviço, a Secretaria de Saúde decidiu intensificar os trabalhos e criou uma própria Central de Monitoramento da Covid-19.

Em abril, o município passou a contar com uma equipe fixa, de quatro servidoras efetivas, que passa o dia todo em função do monitoramento. O trabalho do grupo consiste em manter contato com os pacientes da Covid-19 do município, por telefone ou via WhatsApp, e atualizar os dados que constam no boletim do coronavírus, publicado diariamente no site e redes sociais da Prefeitura de Navegantes. 

“É importante ressaltar, no acompanhamento realizado pela equipe, o paciente é orientado quanto às medidas de isolamento, cuidados de prevenção com familiares e ações para evitar a piora do quadro”, destaca a Secretária de Saúde, Luciane Nesello.

Além disso, a Central de Monitoramento agora tem um local próprio, localizado em anexo à Unidade Básica de Saúde Central (Rua Vandelino Lopes Fagundes, s/n, no Centro). Previamente, esse trabalho era feito num espaço anexo ao Ginásio de Esportes, onde funcionava o Centro de Triagem. Com a mudança, as servidoras não entram em contato com nenhum paciente infectado ou suspeito de Covid-19.

Outra mudança no trabalho do monitoramento foi o acompanhamento de pacientes a partir do momento em que ele é atendido no Centro de Triagem. Assim que o médico faz a requisição do teste, a pessoa com suspeita da doença passa a ser monitorada pela equipe até que venha o resultado negativo ou a infecção seja confirmada e, portanto, o acompanhamento segue até a recuperação completa, de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde