Instituto Ambiental de Navegantes instala 11 placas para a preservação da Coruja-buraqueira

02/06/2021 - 17:14h

O nascer do sol e a presença da Coruja-buraqueira, com seu voo suave e um pousar silencioso na restinga da Praia de Navegantes, compõem diariamente uma linda cena, contemplada por moradores e visitantes. Um cenário merecedor de cartão postal da cidade, sendo assim, o Governo Municipal, por meio do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), instalou nesta quarta-feira (2), na Semana do Meio Ambiente, as placas para a preservação da Coruja-buraqueira.

Funcionários do IAN, o prefeito Liba Fronza, demais autoridades municipais e os alunos da Escola Municipal Rosa Maria Xavier de Araújo, participaram do evento de conscientização sobre a Coruja-buraqueira e da instalação de 11 placas de preservação, que alertam ser área de proteção da Coruja e que maltratar animais silvestres é crime ambiental previsto no artº. 29 da Lei de crimes ambientais nª 9.605/98.

O prefeito Liba Fronza ressaltou a importância do Programa de Proteção de Animais Silvestres e que a Coruja-buraqueira é um animal muito presente na restinga de Navegantes.

“Precisamos orientar a população sobre a necessidade da preservação da espécie. A Coruja-buraqueira recepciona os nossos moradores e visitantes com toda a sua curiosidade e beleza. Vamos preservar a nossa fauna”, destacou o Chefe do Executivo.

O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que o nome científico da Coruja-buraqueira é Athene, divindade grega Atena. Uma das características são os olhos grandes, sensíveis à luz, e eficientes com condições de baixa luminosidade. O maior inimigo da coruja é o homem, já que por ser uma ave de rapina, quase não tem predadores. Já as Corujas-buraqueiras são excelentes predadoras de insetos, mantendo um controle biológico do meio.

“A restinga de Navegantes é uma das mais significativas do Estado de Santa Catarina. Com 450 mil metros quadrados, é possível ver toda dinâmica do ecossistema. A instalação das placas tem o objetivo de levar o conhecimento das pessoas da importância de respeitar o habitat natural desses animais, evitando que as corujas sejam caçadas, molestadas ou ter os ninhos destruídos. Em caso de maus tratos, o cidadão deve denunciar no telefone (47) 3185-2015,” orientou o superintendente.

Coruja-buraqueira

Área de proteção da Coruja