Executivo adere ao Time Brasil para fortalecer a transparência e o combate à corrupção

04/06/2021 - 17:32h

Através do decreto 105/2021, o Executivo criou o grupo de trabalho para a implementação municipal do Time Brasil, da Controladoria Geral da União. O Programa da CGU foi criado com o intuito de auxiliar no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. 

O Programa está alinhado com a agenda 2030, que trata sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca combater a corrupção, desenvolver instituições responsáveis e garantir a tomada de decisões inclusivas e participativas.

Os servidores designados para compor o grupo de trabalho serão agentes responsáveis por fomentar a cultura da transparência, integridade e participação social.

"A adesão ao Programa é voluntária. Vale destacar que fazer parte do Time Brasil fortalece os controles internos da administração. Buscamos sempre todas as ferramentas para aprimorar o processo de transparência e combate à corrupção", enfatizou o Secretário de Gestão e Controle, Fernando Sedrez.

O Superintendente da CGU em Santa Catarina, Fernando Mendes Monteiro, parabenizou Navegantes pela adesão ao Programa e aproveitou para descrever como funciona o processo de trabalho. 

"O ente elabora, com o auxílio da CGU, um Plano de Ação adaptado às necessidades locais, com diversas sugestões de melhorias na gestão sobre esses três temas, que serão adotadas ao longo de dois anos, com o apoio da CGU, parceiros locais e nacionais. A partir da adesão, o município passa a participar de capacitações sobre os temas do seu Plano de Ação, tem acesso a sistemas e apoio remoto, assim como roteiros, guias e material técnico para implementação das ações", detalha o superintendente da CGU no estado. 

"O Time Brasil ainda incentiva o intercâmbio de boas práticas e casos de sucesso encontrados durante a execução dos Planos de Ação e que podem ser compartilhados entre os participantes do programa", finalizou Monteiro.

Autor: Juliana Garcia

Download das fotos em alta resolução

Aguarde