Sesan busca soluções para pressurizar as redes em períodos críticos

12/07/2021 - 15:12h

A Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan) está construindo um sistema de reservação intermediário, como alternativa para pressurizar as redes em períodos críticos e minimizar os problemas de abastecimento na região da Meia Praia, que é bastante afetada por baixas pressões de rede de abastecimento, em especial, duranete a alta temporada.

O engenheiro da Sesan, Robespierre Xavier da Silva Junior, explica que foram realizadas inspeções e análises no bairro Meia Praia e foi identificado que, nas ruas Antônio Vicente dos Passos Filho, Orlandino Formigal, Thimóteo de Goes Rebelo, Prof. Francisco José Baron, José Lino Rocha e Milton Seara Muller, a baixa pressão nas redes ocasiona situações de intermitência no fornecimento de água.

O secretário da pasta, Valério de Campos, explica que o método do trabalho a ser realizado será por intermédio de Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT), que inicialmente atenderá as ruas em questão. 

A confecção desta alternativa, que será acionada nos períodos de baixa pressão de redes já iniciou. Na primeira etapa, já concluída, foi executada a interligação de todas as redes das ruas citadas e instalação de elementos hidráulicos que vão auxiliar em manter a pressão na região. Já a segunda etapa, que está em execução, é a construção da ERAT, testes na instalação e funcionamento.

O engenheiro explica que a ERAT vai apresentar uma estrutura com capacidade de reservação de 200 mil litros, composta por 10 caixas d’água de 20 mil litros cada. Estas caixas serão apoiadas em base de concreto e a região é delimitada por muro de proteção, além de ser composta por casa de bomba (local onde estará a bomba de recalque).

A localização desta estrutura é no bairro Meia Praia, em terreno público localizado entre a Av. Radial Ivo Silveira esquina com a Av. Radial Leste Oeste (próximo à Escola Municipal Profª Rosa Maria Xavier de Araújo).

O secretário da Sesan pede a conscientização da população atendida. Ele orienta que, ligações clandestinas e bombas de recalque individuais ligadas diretamente nos cavaletes, interferem na qualidade da água e no abastecimento, o que prejudica toda a região. Outro problema que pode interferir são os vazamentos nas redes. Neste caso, o morador deve entrar em contato o mais breve possível com a Sesan para solucionar a questão. Os canais de atendimento são o e-mail sesan@navegantes.sc.gov.br e o telefone/WhatsApp (47) 3185-2005.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde