Assistência Social compõe comitê intersetorial do Peti

15/07/2021 - 14:14h

A Secretaria da Assistência Social organizou uma reunião para a composição do comitê intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O encontro contou com as orientações do técnico de referência Peti, o assistente social Ademar Gaedke, e do apoio administrativo de Solange Rossi, e a estagiária em Serviço Social, Marli Veiga.

A pauta da reunião foi norteada com os exemplos de trabalho infantil, o porquê as crianças não devem trabalhar e como a Prefeitura de Navegantes enfrenta o trabalho infantil, principalmente neste tempo de pandemia, que contribuiu para a evasão escolar. Outro aspecto abordado foi de como se pode colaborar neste enfrentamento.

O trabalho infantil acontece rotineiramente nas ruas, praças, grandes eventos e, inclusive, nas residências, bares, estabelecimentos comerciais, dentre outros. A situação de crianças e adolescentes trabalhando deve ser identificada e notificada ao Conselho Tutelar, por todas as políticas públicas e pela sociedade em geral.

O secretário da Assistência Social, Aldo Decker, enfatizou que uma das principais estratégias para enfrentar essa situação é o Peti. 

“Este programa organiza frentes de atuação que compreendem a informação e sensibilização da sociedade por meio da realização de campanhas, a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, assim como a orientação e o acompanhamento socioassistencial das famílias, visando a proteção social, em articulação com os órgãos de defesa de direitos”, explicou.

A Assistência Social de Navegantes elaborou um plano de ações e estratégias com cinco eixos e, dentro deles, as ações estratégicas do Peti (AEPETI): mobilização da sociedade, realização de diagnóstico e busca ativa, identificação dos casos de trabalho infantil, fomentar ações e fiscalização do trabalho e monitoramento dos serviços.

Conheça o comitê intersetorial do Peti

1 – Representante do CRAS I 
Titular: Maria Solange Pereira Fornari
Suplente: Luciana Sales Ballarin

2 – Representante do CRAS II
Titular: Carlos Eduardo de Figueiredo Andrade
Suplente: Wandre da Rosa

3 – Representante do CREAS 
Titular: Alison Maira Weise
Suplente: Flávio Roberto de Souza

4 – Representante da Secretaria de Saúde: 
Titular: Jaqueline Coelho Rodrigues da Silva de Paula
Suplente: Gisele Stoeberl

5 – Representante do Cadastro Único
Titular: Juliane Wagner Pacheco
Suplente: Jany Marlize Orthmann

6 – Representante da Secretaria de Educação: 
Titular: Lucinéia Pierre dos Passos
Suplente: Mari Ângela Rocha Ferreira

7 – Representante do CMDCA 
Titular: Gabriela Almeida Soares
Suplente: Diego Dias

8 – Representante do Conselho Tutelar 
Titular: Rosana Gonçalves
Suplente: Marciano Figleski

9 – Representante da Polícia Militar 
Titular: Mj PM Carlos Alberto Mafra Junior
Suplente: Sd PM Luana Valmira de Souza

Download das fotos em alta resolução

Aguarde