Servidores da Defesa Civil e da Guarda Municipal participam de treinamento na Amfri

16/07/2021 - 15:49h

Entre quarta (14) e sexta-feira (16), o Colegiado de Proteção e Defesa Civil, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), promoveu um treinamento básico em fiscalização preventiva e emergência no transporte terrestre com produtos perigosos, com a participação de servidores da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Navegantes.

Durante os três dias, foram realizadas aulas teóricas e práticas sobre a temática. A capacitação tem por objetivo abordar as legislações vigentes e voltadas às ações de fiscalização e protocolos de emergências do transporte rodoviário de produtos perigosos.

Neste último dia de capacitação, ocorre uma atividade prática, na BR 101, em Itapema, com a participação de todos os membros da Defesa Civil de Navegantes e dois servidores da Guarda Municipal. 

O vice-presidente do colegiado e coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, explica que os produtos perigosos estão cada vez mais presentes no cotidiano, inclusive no transporte rodoviário, principalmente em cidades portuárias, por isso julga ser importante haver agentes públicos capacitados e treinados para atuar no atendimento de emergências e na fiscalização do transporte de produtos perigosos. 

"Como medida de prevenção, os conhecimentos adquiridos permitiram a realização de fiscalizações que poderão ser realizadas a fim de minimizar os riscos de acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos, e consequentemente danos ambientais e humanos", finaliza Raphael. 

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde