Conheça o trabalho do laboratório de dengue em Navegantes

20/09/2021 - 14:04h

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, conta com um trabalho diferenciado no combate ao Aedes aegypti, focado na tecnologia. Trata-se do laboratório municipal de análise e identificação das larvas do mosquito causador de doenças como dengue, zika, chikunguya e febre amarela.

As larvas são coletadas pelos agentes de endemia durante trabalho em campo, postas dentro de um tubo com álcool 70% para que se possa melhor identificar suas características no laboratório.
Após ser encaminhado ao laboratório, o material é colocado em lâminas de observação para análise no microscópio. 

A responsável pela Vigilância Ambiental, Diane Assunção, revela que as larvas do Aedes aegypti caracterizam-se pela presença de grandes espinhos na cabeça, sendo visíveis somente no microscópio, o que possibilita diferenciá-las de outras espécies. 

A partir dessa analise, as larvas são identificadas pela laboratorista. Se confirmadas como sendo do mosquito da dengue, o local da coleta é classificado como foco. Com o resultado positivo, a Vigilância Ambiental realiza novas ações em campo. 

Semanalmente, são enviados tubos para o laboratório, de larvas coletadas em armadilhas espalhadas pelo município - são 265, ao todo. 

As armadilhas são inseridas em locais estratégicos, sendo compostas por um pneu cortado ao meio e inserida 2/3 de água. 

Além das armadilhas, são enviadas amostras encontradas em outros pontos da cidade. 

O laboratório fica na Rua Itajaí, 230, no bairro São Domingos.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde