Animais de grande porte abandonados são recolhidos pela prefeitura

20/10/2021 - 16:46h

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza o serviço de recolhimento e destinação de animais de grande porte abandonados no município.  O atendimento é estendido ainda aos que estão debilitados, como o ocorrido na última semana, quando um cavalo foi encontrado em péssimas condições de saúde, em uma via pública, no bairro Gravatá.

O animal foi recolhido e recebeu atendimento. Além de anotar as características do animal, a veterinária do município o medicou e está acompanhando a sua melhora.

Para fazer uma denúncia sobre animais de grande porte soltos nas vias ou sob maus tratos, o cidadão pode ligar para a Polícia Militar através do telefone 190, aos Bombeiros Militares no número 193, à Navetran pelo fone (47) 3185-2001 ou à Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no (47) 3185-2015.

O que fazer para denunciar animais de grande porte soltos ou maus tratos

O secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli explica que, atendendo definições da Lei 3.100/2016, do Código de Defesa, Bem-estar e Proteção Animal, a prefeitura possui um contrato com uma empresa para recolhimento e captura de animais que estejam vagando em vias públicas do município, ou sendo utilizados de forma inadequada do que rege a Lei, que proíbe o uso de tração animal no perímetro urbano da cidade.

Ele ressalta ainda que após o recolhimento, o animal passa por um check-up veterinário e ser for caracterizado maus tratos, o caso segue para análise da equipe do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), do contrário a responsabilidade de guarda e cuidados com o animal é da Secretaria de Agricultura e Pesca.

Após o recolhimento, o dono pode requerer sua posse, tendo um prazo de 30 dias para entrar em contato com a secretaria, pagar as diárias que foram geradas pelos cuidados do animal e resgatá-lo. Quando o prazo é encerrado, o animal fica sob a guarda temporária de um fiel depositário e é encaminhado para adoção.

Nos casos de enquadramento como maus tratos, o dono do animal é autuado por crime ambiental. Nesta situação, o animal é resgatado, tratado e é aberta uma adoção responsável, sem que haja devolução do animal ao proprietário.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP