Servidores do município participam do curso sobre mapeamento aéreo e processamento de imagens de drones

26/10/2021 - 17:43h

Servidores da Defesa Civil de Navegantes e do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) participam, entre os dias 21 e 27 de outubro, do curso de mapeamento aéreo e processamento de imagens obtidas por drone, realizada pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). 

O curso é dividido em três etapas. A primeira delas foi dedicada às aulas teóricas, na última quinta-feira (21), no auditório da Amfri. 

A segunda etapa é focada na prática de pilotagem de drones, realizada na pista de atletismo de Itajaí, na última sexta (22) e nesta segunda-feira (25). 

A terceira e última etapa é a aula no laboratório de informática, na sede da Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, nesta terça (26) e quarta-feira (27), para prática com os softwares QGIS (Sistema de Informação Geográfica) e Agisoft Metashape. Como modo de preparação para a visita à capital, na terça à tarde, o coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, ministrou uma aula de introdução ao software QGIS para o conhecimento de todos os participantes do curso.

Raphael destaca a importância desse curso para a execução do trabalho do órgão. "Os drones são equipamentos extremamente importantes, especialmente no uso de mapeamento e monitoramento de áreas de risco, nos ajudando na tomada de decisões e verificação de situações que em terra não é possível", comenta.

Para o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, essa capacitação contribui para a fiscalização na cidade. "Estamos utilizando a tecnologia para otimizar os nosso trabalhos e garantir uma efetiva fiscalização da área ambiental do município", finaliza.

 

::: AMFRI foi contemplada através de edital :::

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria (CREA-SC), realizou um edital através de um processo licitatório de Seleção Pública de Projeto para Patrocínio n°. 001/2021, para beneficiamento projetos da área de engenharia.

A AMFRI protocolou o projeto do curso “Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone”, o qual foi aprovado pela Diretoria e homologado pelo Plenário do CREA-SC, sendo contemplada com apoio financeiro para realização da supracitada capacitação.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde