Navegantes é a 2ª cidade mais ágil do estado para abrir empresas

05/11/2021 - 16:23h

No mês de setembro, Navegantes foi a segunda cidade mais ágil para abertura de empresas em Santa Catarina e a primeira em toda a região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), de acordo com dados do Portal Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

O tempo médio para aprovação dos pedidos de viabilidade de instalação de empreendimentos no município, em setembro, foi de 7,76 horas. O indicador navegantino é superior às médias nacional (19 horas), da região Sul (26,38 horas) e estadual (45,93 horas). Para a administração municipal, os números são consistentes e as estatísticas dos próximos meses devem confirmar a cidade como um polo de atração de novas empresas. 

O resultado é fruto da simplificação do atendimento ao cidadão, que se deu com a integração entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, Secretaria de Planejamento Urbano, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Vigilância Sanitária, a partir do Decreto 103/2021.

“O processo de simplificação que o atual governo está empreendendo tem gerado um aumento consistente no número de novas empresas na cidade, aumentando a geração de empregos, gerando renda e impostos que aqui ficam para serem investidos em infraestrutura, educação e saúde. É um círculo virtuoso que se tomou corpo”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde