Receba alertas da Defesa Civil no seu celular

11/11/2021 - 16:50h

Você sabia que é possível receber alertas da Defesa Civil direto no seu celular?

Para se cadastrar, é bem fácil. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com o CEP da sua área de interesse. É possível cadastrar mais de um CEP.

O serviço é gratuito e tem por objetivo informar a população com alertas de riscos, desastres e emergências, emitidos pela Defesa Civil do Estado, por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), uma plataforma disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O serviço é executado por meteorologistas, hidrólogos e agentes de proteção e defesa civil que atuam 24 horas por dia no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).

Quem tiver interesse em saber se já está com o celular cadastrado para receber os alertas, é só enviar SMS para o número 40199 com a mensagem "consultar".

É possível cancelar o serviço enviando um SMS ao número 40199 com a palavra "sair". Quem quiser apenas tirar do cadastro apenas um dos CEPs registrados, é necessário enviar a mensagem "sair" seguida do número do CEP específico.