Educação de Navegantes estimula e organiza projeto de conscientização sobre racismo

19/11/2021 - 17:36h

O projeto interdisciplinar intitulado “O negro no Brasil, resistência e existências” tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do povo negro na construção social e cultural do Brasil. 
Identificar as origens, as etnias e os personagens negros na história do Brasil está atrelado a esse objetivo de conscientização. Os alunos dos 6º, 7º e 8º anos, do turno vespertino da Escola Municipal Elsir Bernadete Gaya Muller foram os responsáveis por assinar as produções da exposição idealizada pelos professores Jácson da Silva dos Santos e Ronaldo Lopes.


As produções são o resultado de um processo de pesquisa, identificação e escolha de algumas das regiões de origem e etnias do povo negro africano que veio para o Brasil no processo de colonização, a partir do século XVI, além de identificar alguns personagens que contribuíram para a visibilidade do povo negro e outros que contribuem para o fortalecimento do movimento negro no Brasil contemporâneo. 

A exposição aconteceu hoje, véspera do Dia da Consciência Negra no Brasil, que é comemorada no dia 20 de novembro, desde o ano de 2011.

Autor: Juliano Bertoldi

Download das fotos em alta resolução

Aguarde