Roda de conversa sobre abandono de animais define ações do Poder Público

25/11/2021 - 15:29h

A Prefeitura de Navegantes, por meio do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) e Secretaria de Comunicação Social, participou da roda de conversa sobre o tema "Abandono de Animais", na última terça-feira (23), sediada na Câmara de Vereadores, com a presença dos vereadores Sol Dapper e Gabriel dos Anjos, a advogada da causa animal Andréa Marcelino e representantes das ONGs Turma do Focinho Feliz, Pró-Bichos e Mil Patinhas, Polícias Civil e Militar, OAB Navegantes e Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis. 

Na ocasião, ficou decidido entre os presentes a realização de uma ação integrada de conscientização e combate ao abandono. 

Entre as atividades programadas, estão publicações nas redes sociais oficiais da prefeitura, ações em grupos das escolas municipais, palestras para a comunidade sobre educação ambiental e maus tratos, e o lançamento de editais de licitação para ampliar os serviços relacionados à causa animal, incluindo uma no valor de R$ 210 mil para a castração de 1,5 mil animais, custeada com emendas parlamentares, e um mutirão de castração para 100 animais, financiado por compensação ambiental. 

Além disso, o IAN permanece na fiscalização dos maus tratos, em cumprimento à Lei Federal nº 9.605/1998, que pune esse tipo de infração. Entretanto, o superintendente do órgão, Marcos Zaleski de Matos, explica que existem empecilhos para a efetiva punição em alguns casos. 

"Como órgão de controle, licenciamento e fiscalização, o IAN faz a apuração e tenta investigar ao máximo para punir esse tipo de infração. O denunciante nos traz informações, mas quando vamos a campo, às vezes isso não é o suficiente para encontrarmos o responsável pelo abandono do animal", relata o superintendente do IAN. 

Marcos ainda destaca a importância de uma ação conjunta entre todas as esferas da sociedade para o efetivo combate ao abandono e resolução de demais questões relacionadas à causa animal, incluindo a castração, uma vez que o controle populacional de cães e gatos de rua ajuda a reduzir os impactos ambientais e também de saúde pública.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde