Coruja-buraqueira é escolhida como animal símbolo de Navegantes

26/11/2021 - 17:49h

O concurso "Eu Curto a Fauna de Navegantes", realizado pela Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e da Secretaria de Educação, elegeu nesta sexta-feira (26), a coruja-buraqueira como animal símbolo do município.

A comissão julgadora escolheu a foto e a poesia enviadas pelas alunas Izadora Corrêa da Silva, Giovanna Rafaelli e Lara de Lima Gallo, do 7º ano, da Escola Municipal Professora Ilka Müller de Mello.

As melhores fotos e poesias sobre animais silvestres do município, feitas por alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, ficaram disponíveis para votação popular até o dia 24 de novembro e as três imagens mais curtidas foram selecionadas para a final do concurso.

De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, a coruja representa um símbolo da importância de trabalhar a conscientização de cuidados da fauna do município. “Trata-se de um animal muito típico da nossa região, resultado da preservação de restinga, que faz parte dos locais mais conservados de praias urbanas do estado de Santa Catarina”, finaliza.

Confira na íntegra a poesia vencedora:

"Athene cunicularia - Beleza que nos atrai..."

Ela vive em casal

E tem cuidado parental

Seu parceiro fica de sentinela

Na porta cuidando dela

São predadoras ágeis, rápidas e fortes

E com suas garras

Protegem seus filhotes

Pode ser espécie Guarda-Chuva, pode ser espécie Bandeira

Diurna, noturna... Sempre se encontram na beira

Uma alegria é saber

Que pela orla das praias de Navegantes

Nosso símbolo podemos ver!

Autor: Juliano Bertoldi