Defesa Civil: Possibilidade de temporais e chuva intensa entre domingo (5) e segunda (6)

03/12/2021 - 22:05h

Conforme boletim de monitoramento meteorológico da Defesa Civil do Estado, existe possibilidade de temporais e chuva intensa entre domingo (5), a partir do meio dia, e segunda-feira (6), até as 18h, em boa parte de Santa Catarina, incluindo Navegantes.

De acordo com o informativo, no período, um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado ao fluxo de umidade do oceano em direção ao continente, fornece condições para temporais e chuva intensa. 

O risco para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de vento e queda de granizo) e a chuva intensa (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) é moderado nas áreas em amarelo do mapa (ver imagem), onde Navegantes se encontra. 

Recomendações

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. 

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. 

Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar também pode ser acionado pelo número 193.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde