FABRICAÇÃO CASEIRA DE CONSERVAS PERMITE MAIOR APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

14/12/2021 - 17:42h

A busca por alimentos naturais e saudáveis tem sido uma preferência diária da população, sendo assim, a Secretaria do Meio Ambiente Agricultura e Pesca, em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu a capacitação em Fabricação Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças.

Segundo a ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, o Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo. O setor de hortaliças é um dos ramos da agropecuária que mais cresce no país. 

Para o Secretário da pasta, Jairo Ferracioli, a finalidade é proporcionar aos agricultores e pescadores do município, capacitações para que possam ir além da inclusão social e comunitária das localidades voltadas para atividade da pesca e agricultura.

“ O nosso objetivo é oferecer condições de agregar valor ao produto, com técnicas de maior aproveitamento das frutas e hortaliças - por meio da preparação das conservas caseiras. O produtor rural pode aproveitar até 100% de alguns alimentos,” explica. 

Durante o curso foram ensinadas diversas técnicas de fabricação, como cristalização de frutas, preparo de doce em massa, preparo de doce em calda, preparo de geleia e conserva de hortaliças em vinagre, molhos e saladas, além da manipulação correta dos alimentos e embalagens, conforme as normas de saúde e segurança.

Autor: Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde