Defesa Civil: Previsão de temporais nesta terça (21) e quarta-feira (22)

20/12/2021 - 14:40h

A previsão é de bastante chuva para os próximos dois dias, em Navegantes, de acordo com o Boletim de Gestão de Riscos nº 102/2021, da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta segunda-feira (20).

Na terça-feira (21), a combinação do calor, umidade e perturbações (cavados de onda curta) em baixos e médios níveis da atmosfera favorece às condições para pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais, ou seja, chuva de moderada a forte intensidade, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todo o estado. Há chances de altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo ao longo do dia. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais é alto na região em laranja do mapa (ver imagem), onde Navegantes está situada. 

Já na quarta-feira (22), o tempo adverso se dá pela formação de um ciclone no mar, na altura do litoral sul do país, combinado com a disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. As condições favorecem as pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados. Em Navegantes, o risco para ocorrências associadas aos temporais também é alto neste dia. 

Além disso, o ciclone no mar também favorece ocorrências de rajadas de vento, com intensidade moderada (em torno de 60 km/h) no litoral e áreas próximas. Em Navegantes, o risco para ocorrências relacionadas aos ventos é de observação. 

Recomendações

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar também pode ser acionado pelo número 193.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde