NavegantesPrev é destaque em premiações nacionais

21/01/2022 - 18:00h

O município, através do Instituto de Previdência Social de Navegantes (NavegantesPrev), vem ganhando destaque entre os mais de 2 mil Regimes Próprios de Previdência Social (RRPS) do país. No último bimestre de 2021, o instituto foi reconhecido por três premiações nacionais, consolidando-se como referência no Brasil na categoria médio porte.

O instituto navegantino foi premiado no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária e no Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, respectivamente, com o segundo, quinto e segundo lugar. 

Saiba, em detalhes, o que cada um desses prêmios representa. 

Prêmio Destaque Brasil de Investimentos
 
O NavegantsPrev, através da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), recebeu o segundo lugar na Categoria 2, correspondente aos RPPS entre 1 mil e 5 mil segurados ativos. Foram analisados 45 quesitos no que tange gestão, acompanhamento dos investimentos, transparência das informações e a capacitação dos gestores, membros do Comitê de Investimentos e Conselhos de Administração e Fiscal. A premiação contemplou 19 RPPS Municipais e Estaduais. 

Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária

A autarquia conquistou o quinto lugar no Grupo 2, correspondente aos RPPS Municipais entre 2.001 e 6 mil segurados ativos. 

Foram avaliados 110 quesitos subdivididos em grupos. O de Gestão Administrativa atestou se o instituto possui certificação pró-gestão, ouvidoria, site próprio, código de ética, quadro próprio de servidores, CRP ativo, se realiza audiências públicas, se os conselhos realizam reuniões periódicas, se possuem regimentos internos. Já o grupo de Gestão Financeira e Atuarial verificou se o RPPS possui comitê de investimentos, se elabora política de investimentos, se emite relatório da carteira de investimentos. Por fim, o grupo de Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários, se há mapeamento de processos de aposentadorias e pensões, realização de prova de vida e atualização cadastral de aposentados e pensionistas, dentre outros.  

Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária

Durante o 20º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM, Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, o NavegantesPrev conquistou o troféu de segundo colocado no prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária na modalidade Governança. Foram avaliados transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social. 

Os concursos são idealizados com o objetivo de premiar e estimular as entidades de previdência que praticam boas práticas de gestão, transparência, ética, equidade e responsabilidade corporativa e social.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde