Defesa Civil: Possibilidade de temporais para Navegantes nesta quinta (24) e sexta-feira (25)

23/03/2022 - 18:31h

Navegantes encontra-se em estado de observação para possibilidade de ocorrências associadas a temporais nesta quinta (24) e sexta-feira (25), de acordo com boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado nesta quarta-feira (23).

Entre os próximos dois dias, o deslocamento de um sistema frontal, associado a um ciclone em formação no Uruguai, favorece a ocorrência de temporais com chuva volumosa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento. 

Tais eventos iniciam ainda na madrugada e na manhã de quinta no oeste catarinense e se deslocam para as demais áreas do estado entre a tarde e a noite. Já na sexta, o ciclone desloca-se ao oceano, porém, continua provocando temporais isolados, em especial no oeste.

Na área em amarelo no mapa, onde encontra-se Navegantes, o risco é moderado para ocorrências associadas a temporais e chuva volumosa, como alagamentos e enxurradas. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo número 193. Os Bombeiros Voluntários também atendem por meio do telefone 199. 

Recomendações

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. 

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. 

Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com a água e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde