Secretaria de Assistência Social realiza ações em rede para abordar pessoas que vivem em situação de rua

28/03/2022 - 18:37h


A Secretaria de Assistência Social, junto da equipe de Abordagem Social do CREAS, Bombeiro Militar, Polícia Militar, Secretarias de Obras, Segurança Pública e Saúde, realizam um trabalho em rede, com o objetivo de atender e abordar pessoas que vivem em situação de rua.O secretário de Assistência Social, Aldo Decker, pontua que o trabalho em rede é para que se tenha um resultado mais efetivo nas ações.

Ele explica que durante a abordagem, se a pessoa estiver sem documentos, a Secretaria de Segurança Pública atua nesse sentido, se estiver com problemas de saúde, é encaminhada para tratamento, se estiver com pendências na justiça, a Polícia Militar realiza o encaminhamento.


 Já se o indivíduo tiver o desejo de retornar para sua cidade de origem, a Assistência Social, mediante parecer da equipe da Abordagem Social e após contato com o familiar ou com a rede de atendimento da cidade de destino, pode ser fornecida a passagem. A equipe também realiza a checagem se a pessoa possui algum benefício social e caso não tenha, encaminha para o CRAS.


Ele destaca que o município trabalha na elaboração da Lei que irá estabelecer a Política Municipal para Inclusão Social da População em Situação de Rua e que o grupo que compõe a Rede de trabalho terá papel fundamental nesse processo, pois, deverá trazer as reais necessidades encontradas nas ruas.
Vale ressaltar que o pedido feito a população em geral, é que não dê esmolas as pessoas em situação de rua e sim, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social para que sejam tomadas as providências. O telefone de contato é (47) 3185 2012.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde