Projeto de Recuperação Paisagística e Ambiental contribui com plantio de mil mudas no bairro Gravatá

11/04/2022 - 18:18h

A equipe do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), com o apoio dos guarda-vidas, fez o planto de 1 mil mudas da espécie de restinga na orla do bairro do Gravatá. A Secretaria de Obras colaborou previamente com o preparo do solo. 

A restinga faz parte do ecossistema costeiro e contribuirá a fazer a recuperação dos processos ecológicos.

De acordo com Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, trata-se de um projeto piloto por ter influência de ondulações e ressacas, mas foram plantadas cinco espécies diferentes de grande porte com um crescimento vegetativo e sistema de raízes e folhas, fixando no sedimento arenoso, sendo assim, a tendência é recobrir as dunas.

"A ação do Projeto de Recuperação Paisagística e Ambiental ajudará a melhorar a parte estética da praia, reduzindo as pragas urbanas, além dos termos estético e ambiental. Trata-se de uma fase piloto por existir um risco nesta composição, afinal existe neste espaço a influência da erosão costeira", comentou. 

Projeto Piloto

O Projeto Piloto de Recuperação Paisagística Ambiental iniciou no desenvolvimento das espécies de restinga para fixação das dunas. As etapas deste Projeto Piloto foram:  

- Recobrimento dos sendimentos arenosos sobre o enrocamento de pedras;
- Molhamento, uma técnica para compactação da areia;
- Recomposição da parte vegetal, principalmente na parte superior a partir da fixação.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde