Assistência Social e Creas promovem primeira reunião do Comitê de Escuta Especializada

26/04/2022 - 16:43h

Profissionais do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) organizaram a primeira reunião do Comitê da Escuta Especializada, formado por várias Secretarias, Fundações e também Conselhos Municipais.

O Secretário da Assistência Social, Aldo Decker, explica que a Escuta Especializada é realizada pelos profissionais que atuam na Rede de Proteção Especial.

"Trata-se de uma relação acolhedora com a disposição de escutar e, principalmente, de respeito com o procedimento de entrevista", destaca.

Irão compor o Comitê as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança e Defesa Social, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esportes e Conselho Tutelar, conforme a Lei 13.431/2017.

De acordo com a Assistente Social, Carolini Barbosa de Oliveira, o Comitê inicia com o apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A Escuta Especializada e o Depoimento Especial são procedimentos previstos na Lei, estabelecendo o sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência.

"A Lei existe desde de 2017 e tem a finalidade de não revitimizar a criança e o adolescente em situação de violência, fazendo com que ele/ela seja ouvido somente uma vez por um profissional da rede capacitado para essa escuta especializada", finaliza.