Defesa Civil alerta para temporais e chuva volumosa entre segunda (2) e quarta-feira (4)

01/05/2022 - 17:17h

O boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado alerta para a possibilidade de temporais e chuva volumosa nos próximos dias em Navegantes.

De acordo com o comunicado, entre segunda (2) e quarta-feira (4), o município encontra-se em estado de observação, onde o risco é moderado para ocorrências associadas a temporais, incluindo granizo, alagamentos, enxurradas, vendavais, deslizamentos e inundações. 

O tempo deve observar piora entre terça (3) e quarta-feira, quando uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, se forma no sul do país. No Litoral Norte, onde situa-se Navegantes, os acumulados de chuva podem variar entre 50 mm e 100 mm.

Além disso, após a chuva, o ciclone também poderá provocar fortes rajadas de vento e deixar o mar agitado. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo número 193. Os Bombeiros Voluntários também atendem por meio do telefone 199. 

::: Recomendações :::

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. 

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. 

Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com a água e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Em caso de mar agitado, evite a navegação e a atividade de pesca, banhar-se no mar e praticar esportes náuticos, além de caminhar ou pedalar na orla.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde