Defesa Civil alerta para onda de frio intenso durante a semana

16/05/2022 - 17:29h

Por conta de uma massa de ar frio, de origem polar, a partir do final da tarde de hoje (16) até a próxima segunda-feira (23), uma onda de frio irá tomar conta de Navegantes e toda Santa Catarina, aponta a Defesa Civil do Estado. 

Até sexta-feira (20), as temperaturas mínimas no município oscilam entre 11ºC e 8ºC, e as máximas vão de 17ºC a 20ºC, de acordo com a previsão do tempo da Epagri/Ciram. 

Junto com as baixas temperaturas, ventos intensos também estarão presentes, fazendo com que a sensação térmica seja ainda menor. 

Adicionalmente, entre terça (17) e quinta-feira (19), a atuação de um ciclone subtropical que se aproxima da costa do Sul do país provocará ventos intensos e persistentes. Segundo a Epagri/Ciram, em Navegantes, as rajadas de vento podem atingir velocidades de 45 km/h até 75 km/h neste período. 

Cuidados no frio

É recomendado ter atenção especial com população mais vulnerável, a exemplo de idosos, crianças, enfermos e moradores de rua. Animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. É importante também agasalhar-se bem e beber bastante água. Além disso, evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Ventos fortes

Em caso de ocorrências com ventos fortes, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Proteja-se em local abrigado e distante das janelas.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo número 193. Os Bombeiros Voluntários também atendem por meio do telefone 199.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde