Secretaria de Agricultura e Pesca participa de reuniões com  Secretaria Estadual e Federal

18/05/2022 - 18:32h

Os representantes municipais estiveram reunidos, nesta semana, com o Colegiado de Secretários de Agricultura e Pesca da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) para duas reuniões importantes nas esferas estadual e federal.

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca foi representada pelo diretor de cooperativismo e desenvolvimento rural, Léo Teobaldo Kroth, que recebeu a primeira solicitação da entidade: a possibilidade de continuidade do Programa SC + Pesca, primeiro programa do estado de apoio a Pesca Artesanal.

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, destacou que municípios tiveram a oportunidade para questionar o andamento do processo e verificar algumas pendências.

"A segunda solicitação apresentada foi sobre instituir um programa semelhante ao SC + Pesca, mas com foco na agricultura, um apoio aos programas de patrulha mecanizada que atende a agricultura familiar. Em Navegantes, apesar da boa estrutura, a meta é melhorar e ampliar o Programa da Patrulha Mecanizada", afirmou.

A terceira solicitação foi a de manter e aumentar a cota de calcário aos municípios.

"Em Navegantes, foram 900 toneladas e é preciso 1200 toneladas para atender a todas as solicitações dos nossos agricultores”, acrescentou o chefe da pasta.

A outra reunião contou com a participação do Secretário Nacional de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Olivaldi Alves Borges, e também com o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca do MAPA, Jairo Gund. Nesta ocasião, a pauta foi sobre os investimentos do Governo Federal para a economia circulante em produção de Biogás/Biometano, a partir de rejeitos orgânicos de pescados e outras fontes carbônicas disponíveis na região.