IAN alerta sobre a responsabilidade do tutor de animais

19/05/2022 - 17:11h

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) lança um alerta para a comunidade sobre a importância do tutor consciente.

Nesta semana, a equipe do IAN, fez uma abordagem na residência do tutor de um cão da raça Pitbull. O relato foi do animal que fugiu do pátio de casa e atacou outro, de pequeno porte, que veio a óbito. 

A morte do cão revoltou os moradores do entorno, colocando em risco também a vida do Pitbull. 

De acordo com o Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, ao receber a denúncia, a equipe do IAN, foi ao local para uma vistoria e constatou o motivo da fuga do animal, alertando os responsáveis a adotarem medidas de proteção e segurança. 

“Ser um tutor é assumir as condições de vida desse animal, desde deveres ligados à saúde até a dignidade do ser vivo. Quando se trata de um animal considerado agressivo, como a raça Pitbull, isso vai mais além, tendo de cumprir algumas obrigações e ter mais responsabilidade ainda, pois ele pode oferecer riscos à sociedade”, destaca. 

A equipe do IAN fez algumas orientações ao tutor, em consonância com a Lei Estadual nº 14.204/2007 e a Lei Municipal nº 3.100/2016, como a obrigação da castração do cão da raça Pitbull, que os donos são responsáveis pelo danos causados pelo animal, o uso de focinheira e guia de condução quando estiverem fora da residência dos tutores, além de ser obrigatório a presença de placas indicativas fixadas em local visível e de fácil leitura a presença desses animais.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde