Navegantes participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

13/06/2022 - 15:29h

O município de Navegantes participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A primeira etapa do programa, realizada ainda em 2021, consistiu na realização de uma autoavaliação, evidenciando previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas na administração municipal.

O Secretário de Gestão e Controle do Município, Fernando Sedrez Silva, explica que nesse momento, o município de Navegantes avança para a segunda etapa do programa, onde será construído um plano de ação que apresentará sugestões e propostas adequadas para a melhoria da governança, promoção da integridade e fortalecimento do sistema de controle interno municipal.

O PNPC é um programa de caráter preventivo, que visa aprimorar as estruturas de governança, integridade, gestão de riscos e controle interno na administração pública. Trata-se de uma parceria de diversos órgãos de controle da administração pública, com apoio da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), entre outros.

O PNPC oferecerá ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação das melhores práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de potenciais irregularidades.  “O programa é importante para o Município em razão da assunção de um compromisso com as melhores práticas e a celebração de parcerias com as demais instâncias de controle da administração pública”, conclui o secretário.