Navegantes oferece abrigo de acolhimento temporário para pessoas em situação de rua

15/06/2022 - 14:15h

Desde o dia 23 de maio, Navegantes disponibiliza às pessoas em situação de rua (PSR) um abrigo para acolhimento temporário nos dias de frio intenso. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Hotel Fazenda Vida Saudável com Jesus, equipe de docentes da Escola Giovana Soares da Cunha e voluntários de quatro igrejas (Primeira Igreja Batista, Igreja Presbiteriana Renovada, Igreja Pentecostal Servos do Rei Jesus, Quadrangular - São Domingos I).

Nesta terça-feira (14), foi feita uma reunião de alinhamento com os representantes das entidades para dar continuidade ao projeto enquanto persistirem as baixas temperaturas. Os encontros são feitos periodicamente para decidir quando o acolhimento será ativado. O abrigo fica aberto enquanto os termômetros marcarem até, no máximo, 14ºC.

O abrigo está localizado no bairro Pedreiras e acomoda até 20 pessoas por noite, onde é oferecido banho, janta, café da manhã e espaço para dormir.

O Secretário de Assistência Social, Aldo Decker, explica que as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) do município realizaram a distribuição de cobertores e conversaram com as pessoas para saber quantas teriam a intenção de utilizar o serviço. A partir desse contato, é feito o diagnóstico e o encaminhamento às PSR.

A prefeitura oferece o transporte aos interessados, incluindo ida e volta ao local, e ajuda na alimentação das PSR. Os voluntários ficam responsáveis pelas refeições e o responsável pelo hotel oferece o local para o acolhimento.