Abastecimento de água é prejudicado por turbidez

23/06/2022 - 17:56h

O abastecimento em Navegantes está prejudicado em virtude da turbidez da água, o que vem dificultando o tratamento no Semasa, em Itajaí, de onde vem a água utilizada em Navegantes. Por conta disso, o município já enfrenta baixa pressão em alguns pontos e, possivelmente, haverá também desabastecimento entre esta quinta (23) e sexta-feira (24).

Enquanto o sistema não se estabiliza em Itajaí, a Secretaria de Saneamento Básico (Sesan) pede a compreensão dos munícipes e o uso racional da água, somente para o essencial, evitando desperdícios. Recomenda-se postergar tarefas como lavar carros, calçadas e uso de máquina de lavar roupas até a normalização do sistema de abastecimento. É importante pontuar que os usuários poderão observar turbidez nas torneiras durante a recuperação. 

De acordo com o Semasa, a Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque teve que reduzir sua vazão de operação por volta das 14h, em virtude do nível de turbidez no canal retificado do Itajaí Mirim ter ultrapassado as 3.000 unidades, mais de 30 vezes o adequado para o funcionamento pleno do sistema. Os reservatórios principais que abastecem Itajaí e Navegantes estão em cerca de 5% de sua capacidade, o que significa que a baixa pressão já deve ser sentida nas próximas horas.

O problema decorre do grande volume de chuvas a montante da barragem de contenção da cunha salina, que provoca arraste de entulhos e demais resíduos, os quais dificultam tornar a água potável. Os próprios equipamentos necessitam de limpeza constante, o que gera interrupções prejudiciais à produção.

O Semasa manterá a população informada pelo www.semasaitajai.com.br e nas redes sociais oficiais ou pelos canais de atendimento 24 horas no 0800-645-0195, 115, 3344-9000 ou WhatsApp (47) 99261-3492. O telefone da Sesan é (47) 3185-2005, incluindo WhatsApp.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde