Grupo de fibromialgia é contemplado com auriculoterapia semanalmente

08/08/2022 - 16:30h

Uma vez na semana, os pacientes com dores crônicas do grupo de fibromialgia, coordenado pelo Centro de Fisioterapia e Reabilitação - Cefir vão receber o tratamento de auriculoterapia.

A fisioterapeuta e coordenadora do Cefir, Aline Vieira, relata que o atendimento acontece sempre na sexta-feira. 

“A auriculoterapia é um recurso terapêutico no controle da dor, melhorando o quadro de stress e da qualidade de vida do paciente”, explica.

O Cefir também retomou o grupo de fibromialgia e se reúne uma vez no mês (sábado pela manhã). O grupo é acompanhado pelas fisioterapeutas Francine Reynaud e Déborah Redel.

Os encontros levam informação sobre o tema fibromialgia por meio de palestras e dinâmicas com profissionais especializados (psicólogo, nutricionista...) no intuito de conscientizar e aliviar a dor dos pacientes.

“. A proposta é ir além do diagnóstico, sendo assim, o grupo foca no acolhimento, na troca de experiências, na informação, na orientação e de alternativas para o controle da dor. Os encontros acontecem para ajudar os nossos pacientes a conviver com a doença e ter uma diretriz para melhorar a saúde,” explica.

Saiba mais sobre a doença
Os pesquisadores acreditam que a Fibromialgia é uma síndrome causada por um descontrole de como o cérebro processa a dor. A genética, doenças autoimunes, depressão e ansiedade estão envolvidas nas causas da fibromialgia e alguns sintomas são dores generalizadas, fadiga, dor de cabeça, intestino irritável, dormência e formigamento.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde