Programa Defesa Civil na Escola - PDCE

08/09/2022 - 17:15h

A escola municipal Maria Hostin da Costa, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, participa do Programa Defesa Civil na Escola. A proposta é capacitar professores e alunos para atuar de forma compartilhada e eficaz na gestão de riscos e desastres junto à comunidade nos municípios catarinenses.

Aliando teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação, um curso na modalidade EAD de 80 horas é disponibilizado aos professores para capacitá-los a serem multiplicadores e a transmitir as ações, diretrizes e fundamentos aos alunos.

Nos primeiros módulos, a equipe da Defesa Civil realiza palestras como complemento da capacitação e também reuniões para estruturar um simulado de evacuação escolar que mobiliza a comunidade escolar.

Os alunos e professores da escola Maria Hostin da Costa já receberam as palestras em julho deste ano e na última terça-feira, dia 06, houve a reunião inicial para as tratativas do simulado de evacuação escolar.

O programa Defesa Civil na Escola é uma iniciativa do Estado de Santa Catarina e o objetivo é que alcance todos os municípios catarinenses em atendimento ao Decreto 1382/2021 que estabelece que todas as escolas públicas e privadas implementem o PDCE até 2024.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ