Chuva intensa e temporais entre quarta (05) e quinta-feira (06)

04/10/2022 - 17:24h

Navegantes pode voltar a sofrer com temporais e chuva intensa entre esta quarta (05) e quinta-feira (06). É o que aponta o boletim de monitoramento da Defesa Civil do Estado, emitido nesta manhã.

 

Entre quarta e quinta-feira, um sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do RS, que reforça instabilidades no estado catarinense. Espera-se chuva intensa, temporais com rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo num curto intervalo de tempo no Grande Oeste, norte de SC e áreas isoladas do Vale do Itajaí, onde o risco é de moderado a alto.

 

Recomendações

 

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

 

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

 

Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

 

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

 

Fique atento também na inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximas da residência e no aparecimento de rachaduras em paredes e muros. Estes são sinais de possíveis deslizamentos.

 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (47) 99243-8678 - atendimento de emergência via WhatsApp, somente por mensagem de texto. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar também pode ser acionado pelo número 193.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde