Secretaria de Agricultura e Pesca participa de reunião sobre internet rural e nota fiscal eletrônica

14/10/2022 - 16:16h

A equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca participou em Florianópolis de uma reunião técnica com as Secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Fazenda. Na pauta, dois temas importantes para o setor: Internet Rural e Nota Fiscal de Produtor Eletrônica.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, para que todos da Agricultura Familiar possam se adequar a NF-e é preciso que tenham acesso à internet, já que a nota manual será válida até junho de 2023.

“Para alguns produtores da agricultura familiar existem dificuldades de acesso à internet por questões de infraestrutura ou financeiras.  Desse modo, o programa Conecta Agro vai viabilizar esta carência, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural,” explicou. 

As prefeituras por meio de leis, poderão licitar empresas para instalação de infraestrutura (rede de fibra ótica), utilizando a rede de postes da CELESC e com recursos do Governo do Estado. Além disso, a Secretaria da Agricultura deverá disponibilizar recursos a juros zero para viabilizar a instalação da rede até a residência do agricultor.

“Diante de várias dúvidas, os presentes, juntamente com a Secretaria da Fazenda, formalizaram um grupo de trabalho para discutir a implantação da nota fiscal eletrônica. O Secretário da Pasta, Jairo Romeu Ferracioli fará parte deste grupo representando a AMFRI. A falta de uma estrutura de internet no campo pode gerar problemas no comércio de mercadorias, oriundas da produção da agricultura familiar”, esclareceu o secretário.

A reunião, teve a participação dos colegiados de Agricultura e Pesca da AMFRI e da GRANFPOLIS, da FECAM e das Secretarias envolvidas, Agricultura Desenvolvimento Rural e Fazenda.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde