Primeiro dia do Festival Literário de Navegantes foi um sucesso e lotou o Teatro Municipal

18/11/2022 - 10:43h

O Teatro Municipal ficou lotado no primeiro dia do 9º FLIN - Festival Literário de Navegantes, evento realizado através da parceria entre a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação. O dia começou com a apresentação do Espetáculo Teatral Borboletas com a Cia Mútua, às 8h30, reapresentado no início da tarde, e que arrancou muitos aplausos do público presente.

Na sequência, aconteceu a final do Concurso Soletrando, com alunos do 5º ano, e o aluno Lennander Alves Rocha, da EM Professora Leonora Schimitz, foi o grande vencedor. O segundo lugar foi para a aluna Isadora Bizerra, do CEM Professora Maria Regina Gazaniga de Souza, e o terceiro lugar, ficou com a aluna Isabella Schumacher Martinatto, do CEM Professora Maria de Lourdes Antunes.

Vale destacar que, durante todo o Festival, os visitantes foram convidados a conhecerem a Feira de Livros a preços populares.

O início da noite contou com um momento histórico, onde a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Navegantes, em parceria com a Fundação Cultural, realizaram a 1ª Roda de Conversa, trazendo moradores mais antigos e de famílias tradicionais do município, sendo eles, Arthur Gaya Filho, Ademar Cirino Cabral, Domingos Angelino Régis e Vilma Rebelo Mafra, que foi a mediadora. O público presente se encantou e viajou no tempo, com lembranças por exemplo, de quando a travessia entre Navegantes e Itajaí era feita a remo.

E por fim, o primeiro dia do Festival Literário encerrou com a premiação dos educadores que venceram o concurso “A Palavra do Agora”. Na Categoria Educação Infantil, a vencedora foi Irene Cataneo, com o projeto “Literatura para bebês: da contação para a exploração”, do CMEI Professora Rosana Fátima Gaya Barreto. Na categoria Ensino Fundamental I, a vencedora foi Marileia da Silva, com o projeto “Intercâmbio de gerações através do tempo”, do CEM Maria de Lourdes Antunes. E na categoria Ensino Fundamental II, a premiada foi Tamily Roedel, com o projeto “Um oceano de ideias: Projeto de incentivo à leitura através da cultura oceânica”, da EM Profª Maria Ivone Müller dos Santos.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP