Prefeitura de Navegantes apresenta a Casa dos Conselhos aos cidadãos navegantinos

23/11/2022 - 18:21h

A Casa dos Conselhos é um espaço que tem por objetivo apoiar os conselhos municipais no exercício de suas atividades, promover e ampliar a participação da sociedade nas políticas públicas, além de dar mais transparência nas ações dos conselheiros. Criada pela Lei complementar nº 368/2021, iniciou as atividades em julho deste ano, dando acesso às informações a todos os cidadãos que querem participar ativamente do controle social das políticas públicas no município.

Num único local, a estrutura da Casa dos Conselhos centraliza o funcionamento dos conselhos, garantindo estrutura adequada, autonomia de atuação e acessibilidade aos cidadãos. De acordo com o Prefeito, Liba Fronza, “eles são canais efetivos de participação pública, que permitem estabelecer uma sociedade onde a cidadania deixa de ser apenas um direito, mas uma realidade”, ressalta Liba.

Já para o presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer – COMEL, Maikol Domit, a implantação da Casa dos Conselhos foi uma excelente iniciativa. “Hoje temos um ótimo local para realizar as reuniões, arquivar os documentos, além de um importante apoio administrativo”, destaca Maikol Domit.

Atualmente, Navegantes possui 18 Conselhos Municipais formados pela sociedade civil organizada e órgãos governamentais, que se reúnem mensalmente para propor ideias, projetos e ações voltadas para o bem comum da população. Desde o início das atividades, o local já recebeu 130 reuniões e deve encerrar o ano com aproximadamente 160 reuniões. A Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Nereu Liberato Nunes, 588, 6º andar, sala 602, no Centro.

Para mais informações, no telefone 3185-2014, ramal 8708 ou no e-mail casadosconselhos@navegantes.sc.gov.br