Escola Maria Hostim realiza formatura dos alunos multiplicadores do Projeto Defesa Civil na Escola

02/12/2022 - 12:35h

Na última quinta-feira (01), na escola municipal Maria Hostim da Costa, aconteceu a formatura dos alunos “multiplicadores” do Projeto Defesa Civil na Escola – PDCE. As crianças do sétimo ano receberam um kit com certificado, agenda, caderno, livros e o mascote Radar. Foram diversas etapas entre cursos, palestras aos professores e também a realização do simulado no dia 27 de outubro. A proposta do projeto foi capacitar professores, alunos e comunidade escolar para atuar de forma compartilhada e eficaz na gestão de riscos e desastres junto à comunidade.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, o programa foi organizado pelo Órgão em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Secretaria Municipal de Educação e a Escola participante Maria Hostim da Costa. “O objetivo é que alunos, professores e a comunidade escolar saibam um pouco mais da Defesa Civil e aprendam noções de percepção de risco, prevenção e de mitigação”, ressalta Raphael.

Também foi criado um núcleo escolar de alunos e professores que, no próximo ano, desenvolverão ações e prevenção dentro da escola. Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, a ação fez parte do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), uma iniciativa do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo o alcance a todos os municípios catarinenses, em atendimento ao Decreto 1382/2021, que estabelece que todas as escolas públicas e privadas implementem o PDCE até 2024.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ