Dezembro Verde e a responsabilidade do poder público nessa causa

15/12/2022 - 10:30h

A Prefeitura de Navegantes participa da Campanha Dezembro Verde, que combate os maus-tratos e o abandono de animais. Estudos comprovam que nessa época do ano, os números de abandono aumentam significativamente, por conta das férias, em que pessoas viajam e deixam para trás o animal de estimação, muitas vezes doentes e em alguns casos, as fêmeas esperando filhotes.

O secretário de Saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho, destaca a importância das políticas públicas que combatam essa prática, bem como qualquer tipo de abandono ou maus-tratos aos animais, pois, eles abandonados pelas ruas representam um problema de Saúde Pública.
Desta forma, ele explica que, através do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA), além da campanha publicitária, diversas ações vêm sendo realizadas, com o apoio do Legislativo, especialmente dos gabinetes das vereadoras Sol Dapper e Adriana Macarini.

Para se ter uma ideia, em 2021, eram realizadas em média, 103 castrações mensais, em 2022 esse número subiu para 411. Em 2021, foram resgatados 656 animais das ruas, em 2022, até o momento, foram 872 resgates. Já as consultas com o veterinário, em 2021 foram 244, em 2022 o atendimento subiu para 3.494. Além disso, em 2022, foram microchipados 5.848 animais.

O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski, explica que o município possui também, uma equipe que atua na fiscalização, de acordo com a Lei 14.064/2020, para combater o abandono e os maus-tratos, sendo que se o cidadão que for pego em flagrante vai responder criminalmente.

O secretário pontua que os números representam ações efetivas no combate ao abandono e maus-tratos dos animais, pois, a partir do momento que um animal de rua é castrado, ele para de se reproduzir nas ruas, evitando mais animais abandonados; a partir do momento que o animal recebe um microchip, se ele for abandonado, o tutor pode ser identificado e responsabilizado por isso.

“O poder público busca fazer a sua parte no que tange a realização de ações que minimizem o problema, contudo, é necessário o apoio da população, para que se possa ter de fato, um resultado mais efetivo no combate ao abandono e aos maus-tratos dos animais”, conclui o secretário.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP