Navegantes é destaque como uma das cidades mais fáceis para abrir uma empresa no Brasil

17/01/2023 - 14:51h

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, Navegantes é hoje uma das cidades mais ágeis para abrir uma empresa no país. Os dados são do Painel Mapa de Empresa, relatório mensal divulgado pelo Ministério da Economia com informações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

De acordo com os dados entre janeiro e novembro de 2022, a Prefeitura de Navegantes levou apenas 7,7 horas para aprovar a viabilidade empresarial, requisito prévio para que haja o registro da empresa na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) e na Receita Federal do Brasil (RFB). A média de Santa Catarina foi de 35,9 horas.

O resultado é um recorde positivo e demonstra uma evolução muito forte nos últimos dois anos, na medida em que em 2020 a aprovação do Município demorava em média 359,4 horas. A melhoria advém de medidas de simplificação e digitalização de processos, e contínua implementação dos princípios da liberdade econômica na cidade.

O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita junto a todos os órgãos municipais envolvidos no processo de licenciamento. Para o Secretário Rodrigo Silveira é importante enaltecer esta realidade: “Este trabalho a muitas mãos nos tornou líderes na AMFRI e uma das cidades mais ágeis do país. Precisamos disseminar a informação de que Navegantes é um bom lugar para investir, onde o poder público já é parceiro do empreendedor desde o momento em que há o pedido de registro do seu negócio. Novos negócios geram mais renda, emprego e arrecadação de tributos que se revertem à sociedade.”