Coleta Seletiva completa seis meses em Navegantes

17/01/2023 - 18:13h

Em Navegantes, nos primeiros seis meses do serviço, foram coletadas cerca de 35 toneladas de recicláveis por mês. No entanto, pelo menos 10% do que está sendo coletado é classificado como rejeito e acaba não sendo reciclado. Isso porque a separação não está sendo feita de forma adequada, ou por misturar os recicláveis com os resíduos orgânicos (restos de alimentos e lixo do banheiro), ou por colocar materiais sujos, como potes de iogurte e de massa de tomate. Os recipientes devem ser livres do excesso de sujeira para serem totalmente reaproveitado.

A coleta seletiva ocorre em dias alternados à de resíduos sólidos urbanos, o popular lixo comum, ou seja, aquilo que não pode ser reaproveitado. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias e roteiros em que o caminhão passa, colocando os sacos de recicláveis na lixeira apenas horas antes da coleta, a fim de não se misturar com os rejeitos, recolhidos pelo caminhão da coleta comum.

De acordo com o gerente regional da empresa Recicle, Júlio Muller, a implantação da coleta seletiva está totalmente alinhada às questões ecológicas. Ele ressalta ainda que é preciso que mais moradores separem e destinem os materiais recicláveis para a coleta seletiva, que essa ação contribui ainda mais com a questão ambiental da cidade.

Confira o cronograma completo de Navegantes:

Segunda-feira

5h às 13h30 - Meia Praia I (entre a Rua Osmar Gaya e a Rua Gervásio de Souza)

13h30 às 22h - São Paulo e Pedreiras

Terça-feira

5h às 13h30 - São Pedro e Centro I (inicia no Pontal até a Av. Conselheiro João Gaya)

13h30 às 22h - São Domingos I e São Domingos II (inicia na Av. Nerey Liberato Nunes)

Quarta-feira

5h às 13h30 - Meia Praia II / Gravatá Praia, entre a rua Prefeito Cirino Adolfo Cabral até a rua Prefeito José Juvenal Mafra, e da rua José Eugênio Muller até a Rua Bolívia.

13h30 às 22h - Porto das Balsas, Machados e Volta Grande

Quinta-feira

5h às 13h30 - Centro II (entre Av. Conselheiro João Gaya e a Rua José Alcebíades Laurentino)

13h30 às 22h - Escalvados e Porto Escalvado

Sexta-feira

5h às 13h30 - Gravatá II, entre a rua Prefeito José Juvenal Mafra até AV Ivo Silveira (radial) - começa na rua José Romão, até a rua Uruguai.

13h30 às 22h - Gravatá III (entre a Av. Ivo Silveira, radial, e a Rua Francisco Schmidt, iniciando da Av. Rio do Sul)

Sábado

5h às 13h30 - Centro II (entre a Rua José Alcebíades Laurentino e a Rua Osmar Gaya)

13h30 às 22h - Nossa Senhora das Graças e Hugo de Almeida