Prefeitura recebe visita da CGE de Santa Catarina e de consultor do Banco Mundial em Navegantes

06/02/2023 - 18:47h

A Secretaria de Gestão e Controle recebeu, na última sexta-feira (03), representantes da Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGE) e um consultor do Banco Mundial para conhecer a estrutura da Controladoria do Município e os trabalhos realizados no âmbito do Sistema de Controle Interno de Navegantes.

A iniciativa faz parte de um trabalho de fortalecimento das controladorias municipais, por meio do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI), com apoio da CGE e seguindo as diretrizes do Banco Mundial, que avalia um financiamento de US$ 96 milhões para projetos de mobilidade – é o primeiro empréstimo do Banco Mundial a um consórcio intermunicipal no país.

O dinheiro será aplicado em propostas como a construção do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, e a implantação de sistema de transporte coletivo intermunicipal com ônibus elétricos. O financiamento prevê US$ 30 milhões de contrapartida, a serem pagos pelos municípios em 25 anos, e também investimentos da iniciativa privada que somam mais de R$ 200 milhões.

A visita foi um importante passo para o desenvolvimento de novas ações e a troca de experiências, para o fortalecimento dos controles internos dos municípios da região.