Escola de Navegantes é selecionada para concorrer ao Prêmio Inovação Catarinense

07/03/2023 - 17:01h

A Escola Municipal Professora Maria Ivone Muller dos Santos, localizada no bairro São Paulo, em Navegantes, teve um projeto selecionado para concorrer o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2022. Os trabalhos selecionados nessa edição incluem instituições como UFSC, IFSC, FIESC, FURB, UNIVALI, entre outras. A premiação será de R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 10 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro colocado.

O projeto que está concorrendo é de autoria do professor Ronaldo Lopes, e tem como princípio básico a inclusão, através do ensino do sistema Braille para os alunos do 5º ano, 6º, 7º, 8º e 9º nas aulas de Cartografia tátil, da disciplina de geografia. Todos os alunos aprendem a ler e a escrever em Braille, sistema utilizado para deficientes visuais.

O professor, que é mestrando em Educação Inclusiva pela UDESC, explica que o uso do braile é uma ferramenta essencial para garantir a inclusão de pessoas com deficiência visual. É preciso garantir que essa forma de comunicação e acesso à informação seja amplamente difundida e utilizada, em conjunto com outras medidas de acessibilidade, para que todas as pessoas possam ter igualdade de oportunidades e respeito às diferenças.

“Para nós, o fato de termos nosso projeto selecionado, entre tantos outros, para concorrer a esse importante prêmio, já é uma grande conquista, principalmente pelas instituições que também foram selecionadas”, conclui o professor.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP