Secretaria de Agricultura e Pesca participa de reunião de apoio a pesca da Tainha diante da redução da cota

08/03/2023 - 14:04h

Debater estratégias de apoio a pesca da Tainha diante da redução da cota que é zero para a frota industrial. Já para os barcos anilhados vão ter cota reduzida em 50%. Este foi o tema de uma reunião extraordinária na AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu para os Secretários e Diretores da Pesca.

O Secretário da Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, informou que a decisão é de formar um comitê no intuito de pedir apoio para a bancada catarinense na Câmara dos Deputados e no Senado em Brasília. A outra ação é acelerar o agendamento de uma reunião no Ministério da Pesca e Aquicultura com a finalidade de apresentar dados que mostram a importância econômica e social dessa atividade, e principalmente o que representa a pesca da Tainha no litoral catarinense.

“Na região é mais de 100, o número de embarcações aptas tecnicamente para a pesca da Tainha, levando em média 17 tripulantes, que têm famílias, isso diretamente, fora cadeia produtiva que envolve a atividade, representando um prejuízo bastante elevado. É importante ressaltar, a possibilidade de exportação da ova que tem alto valor agregado no mercado internacional”, argumenta o secretário.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde