Creche realiza projeto que estimula a boa convivência entre as crianças

13/03/2023 - 16:19h

O Centro Municipal de Educação Infantil Isabel Flores Pagani, localizado em Pedreiras, através da professora Luciana dos Passos Bento, realiza um projeto que tem como principal objetivo, estimular a boa convivência entre as crianças, além de combater um comportamento que pode surgir nessa faixa etária da primeira infância, que são as mordidas.

 

Conforme a professora Luciana, as mordidas estão presentes no cotidiano de quem trabalha nos Centros de Educação Infantil, pois os pequenos passam pela fase oral do seu desenvolvimento, ou seja, como a criança ainda não se comunica verbalmente, expressando suas angústias, medos e sentimentos através de outros meios, a mordida pode ser uma forma de comunicação.  Ela pontua que o ato de morder é um tema difícil para as famílias, tanto das crianças que mordem, como das que são mordidas. Nesta faixa etária, as crianças agem sem pensar e geralmente utilizam as mãos e a boca como forma de expressão.  Foi com base nisso que o projeto “Carinho sim, mordidas não”, começou ser desenvolvido na escola.

 

Contação de histórias, atividades lúdicas com bichos de pelúcia, personagens, músicas e brincadeiras estimulando as formas de expressão através do carinho, foram realizadas em sala de aula. A utilização das frutas nas atividades, mostrando a importância dos dentinhos na mastigação, o diálogo e a participação da família também são fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

 

“Tanto as crianças quanto as famílias gostaram muito do projeto e já estamos observando o resultado no dia a dia, através do comportamento dos alunos”, conclui a professora.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde