Passeios com estudantes promovem conexão com a natureza

22/03/2023 - 15:13h

Com base na história “A sacola do senhor outono”, os pequenos alunos do CMEI Professora Kátia Regina Gazaniga, em Escalvados, acompanhados dos seus professores Ana Rúbia e Benício, das monitoras Amanda e Angela e do cão Bob - participaram de um passeio pelo Morro da Pedra. O objetivo do passeio foi de coletar elementos da natureza.

A experiência de conexão com a natureza é um estímulo para a criatividade e iniciativa, promovendo autoconfiança, capacidade de escolha, tomada de decisões e resolução dos problemas, além de desenvolver múltiplas linguagens e melhorar a coordenação psicomotora.

A professora Ana Rúbia do Amaral, explica dos benefícios para os alunos ao terem contato com a natureza, promovendo desenvolvimento intelectual, social, físico, mental, cognitivo e emocional das crianças.

“ Foi um momento muito especial subir o Morro da Pedra com a Turma Jardim 5-6 anos. São registros para as memórias afetivas, uma experiência ímpar que ficará gravada no coração das crianças”, relata a professora.

A Secretária de Educação, Patricia Duarte Cidral, apoia essas atividades e explica que está no manual “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de que conviver na natureza durante a infância auxilia o controle de doenças crônicas, (diabetes, asma, obesidade, ...).

“ Vale destacar, que passeios na natureza com os estudantes favorecem o desenvolvimento neuropsicomotor e proporciona bem-estar mental, facilitando no processo de aprendizagem. Agradecemos a iniciativa da direção escola e dos professores em desenvolver atividades tão enriquecedoras na vida escolar do aluno”, finaliza a secretária.