Alunas da Escola Municipal Profª Maria Hostim da Costa participam de palestra do projeto Absorvendo Ideias Entre Elas

28/03/2023 - 09:48h

Nesta segunda-feira (27), na Escola Municipal Profª Maria Hostim da Costa, alunas do oitavo e nono ano participaram de uma palestra em formato de roda de conversa com as médicas Sandra Kasai e Ariani Savaris. A temática foi sanar dúvidas sobre ciclo menstrual e sexualidade. O evento integra o projeto Absorvendo Ideias Entre Elas que existe desde 2018 na unidade escolar e foi uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Vereadores.

O projeto Absorvendo Ideias Entre Elas foi proposto pelas próprias alunas do nono ano, na época, e a comunidade escolar aderiu e implementou a ideia. Trata-se da criação de um espaço no banheiro feminino, conhecido como cantinho do acolhimento, onde é disponibilizado alguns utensílios de beleza e absorventes. São atendidas cerca de 400 meninas.

Desde então, a escola busca parcerias para a manutenção do projeto, que é aprovado e incentivado por pais, professores e comunidade. De acordo com a Diretora, Márcia Steffen, todas as crianças são atendidas, não somente as que estão em situação de vulnerabilidade. “Contamos com o apoio da comunidade escolar e estamos sempre buscando parcerias, pois entendemos a importância de um projeto como esse. É uma sementinha que está germinando”, destaca.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de 10.000 pacotes de absorventes que foram doados para a Secretaria de Educação por meio da Procuradoria Especial da Mulher. Estavam presentes as autoridades da escola e a vereadora Sol Dapper, que também é Procuradora Especial da Mulher da Câmara dos Vereadores, que foi ver de perto a condução do projeto e colaborar com a ação. “É um projeto fantástico este realizado na escola. Há a necessidade de se debater sobre pobreza menstrual e discutir políticas públicas nessa área no Município”, ressalta a vereadora que também é autora de um anteprojeto sobre o tema.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ