Equipe da UNIVALI apresenta diagnósticos para definição de áreas passíveis de REURB em Navegantes

03/04/2023 - 15:02h

Na última quinta-feira (30), a Casa dos Conselhos de Navegantes sediou uma importante reunião técnica com a equipe do LAEG - Laboratório de Ecologia, Urbanismo e Geoprocessamento do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI. Na ocasião, foram apresentados os diagnósticos dos dados levantados para a definição das áreas passiveis de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município.

A reunião contou com a participação do Secretário de Planejamento Urbano, do Procurador Geral do Município e do Secretário de Assistência Social, além de servidores municipais e membros da equipe do LAEG.

Durante a reunião, foi realizada uma dinâmica com os participantes para explorar os conhecimentos dos servidores e comparar com os dados levantados, o que acabou por confirmar os resultados obtidos. A troca de informações foi fundamental para aprimorar a compreensão das necessidades do município e do papel da REURB na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Nos próximos dias, ocorrerá a primeira reunião do Núcleo Gestor da REURB, composta por membros da sociedade civil organizada e órgãos do governo municipal. O objetivo é dar continuidade ao trabalho iniciado na reunião técnica e estabelecer ações concretas para a implantação da REURB no município de Navegantes.

Outro ponto importante a ser destacado é que a Secretaria de Planejamento Urbano está coordenando o projeto-piloto da REURB internamente, visando obter a base de conhecimento necessária para o trâmite dos processos futuros. Essa iniciativa é um passo importante para garantir a regularização fundiária e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores de Navegantes.