DVE busca atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes

06/04/2023 - 08:46h

A Secretaria de Saúde de Navegantes informa que o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), está entrando em contato com os pais e responsáveis por crianças e adolescentes no município que estão com a carteira de vacinação incompleta. Esse contato é por telefone ou por whatsapp, contudo, não é necessário clicar em nenhum link, apenas a solicitação para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para atualizar as doses.

 

O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, explica que no início do ano letivo, todos os alunos da rede pública precisaram apresentar na ficha de matrícula e rematrícula, um documento emitido pela Secretaria de Saúde, comprovando o esquema vacinal completo. Além disso, o DVE emite constantemente, um relatório de acompanhamento de vacinação das crianças e adolescentes e é baseado nesse relatório, que os pais ou responsáveis são contactados, em caso de alguma vacina atrasada.

 

Vale destacar que crianças que vacinaram em outros municípios, podem estar com o cadastro desatualizado no DVE em Navegantes e nesse caso, é solicitado então a foto da carteirinha de vacinação em dia.

 

“Manter a carteira de vacinação infantil em dia é extremamente importante para garantir a saúde e bem-estar das crianças, pois, as vacinas ajudam a prevenir doenças infecciosas e contagiosas que podem ser graves ou mesmo fatais. Além disso, a vacinação contribui para a redução da transmissão dessas doenças na comunidade, protegendo também outras pessoas vulneráveis”, conclui o secretário.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde