Dengue faz Navegantes decretar situação de emergência em saúde pública 

06/04/2023 - 14:44h

A Prefeitura de Navegantes decretou nesta quinta-feira (06), situação de emergência em saúde pública em decorrência do aumento do número de casos de dengue na cidade, aliado aos focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

Conforme dados estatísticos da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 50 casos positivos da doença já foram registrados entre março e abril.

O Secretário Municipal de Saúde, o médico Pablo Sebastian Velho, explica que a situação de emergência se dá por dois motivos: o número de focos do mosquito e o rápido aumento do número de casos notificados e confirmados.

“Estamos preocupados e tomando ações preventivas para diminuir a chance de trazer complicações dessa doença em nosso município e também a morte, que pode ser causada pela forma grave da doença. Estamos aumentando o número de agentes de combate de endemias, mas precisamos que a população faça a sua parte. É importante evitar o acúmulo de água, onde prolifera o mosquito, aumentando os casos de doença. Estamos juntos no combate à dengue”, informou o secretário.

Quem apresentar os sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, deve procurar atendimento na unidade básica de saúde do seu bairro. Vale destacar que novas ações serão apresentadas na próxima semana.

Segue o link do decreto municipal nº 84 de abril de 2023

https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fwww.diariomunicipal.sc.gov.br%2Farquivosbd%2Fatos%2F2023%2F04%2F1680724550_decreto_n_842023emergenciaaedes_aegypti.docx

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde